Abordagem Pikler: conheça o método do brincar livre

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Atualizado 28/05/2025

A abordagem Pikler, focada principalmente em bebês, acredita que um desenvolvimento infantil saudável é pautado em afetividade e autonomia. 



A metodologia é aplicada até os três primeiros anos de vida em ambientes como escolas, creches, orfanatos, maternidades e até mesmo dentro de casa.


De acordo com Emmi Pikler, criadora da metodologia, “tentar ensinar a uma criança algo que pode aprender por ela mesma, não apenas é inútil. Também é prejudicial.”


Quer entender mais sobre a abordagem Pikler? Então dá uma olhada em tudo que vamos abordar neste conteúdo:


  • Quando surgiu a abordagem Pikler?;

  • Quais os princípios da abordagem Pikler?;

  • O “brincar” na abordagem Pikler;

  • Escolas com abordagem Pikler perto de mim.


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Quando surgiu a abordagem Pikler?

Criada na Hungria, em 1940, pela pediatra Emilie Madeleine Reich, mais conhecida como Emmi Pikler, a abordagem Pikler surgiu a partir de suas observações na criação do primeiro filho e, hoje, é uma das principais referências na área da educação.


Entretanto, o método só foi colocado em prática seis anos após a sua criação, quando a médica fundou o orfanato “Instituto Lóczy”, que abrigava órfãos durante a Segunda Guerra Mundial.


Rapidamente, médicos começaram a observar que as crianças abrigadas por PIkler não apresentavam quadros de hospitalismo, algo raro em casos de criação sem laços afetivos.


O que é hospitalismo?


O hospitalismo é a alteração no desenvolvimento psicológico e motor ocasionado por longas permanências em hospitais, asilos e orfanatos, sem contato afetivo.


Sendo assim, os médicos concluíram que o resultado da abordagem, priorizando o desenvolvimento natural da criança não apenas auxilia no desenvolvimento emocional, motor e cognitivo, mas também na autoconfiança e autoconhecimento.


Ao terem o seu tempo respeitado, as crianças conseguem ter um domínio muito maior sobre suas habilidades psicomotoras.



Quais são os princípios da abordagem Pikler?


A abordagem Pikler é dividida em cinco princípios:


  • Movimento livre;

  • O tempo da criança;

  • Autonomia;

  • Rotina compreendida;

  • Conversar com o bebê.


Cada uma delas é essencial para conseguir trabalhar a metodologia de forma correta, seja em casa ou no ambiente escolar:


Movimento livre

A criança não deve ser induzida a fazer certos movimentos, se ela não tiver capacidade para fazer por conta própria.


Quando os pais a induzem a ficar em um determinada posição, ela não consegue explorar seus próprios movimentos.


Esse conceito prevê que a criança tenha liberdade para se movimentar e descobrir o próprio corpo de acordo com a capacidade motora individual.

O tempo da criança

Cada criança tem um tempo para realizar os seus aprendizados motores.


Nesse período, o responsável não deve apressar o bebê nem interrompê-lo, assim ele se sentirá seguro para continuar se desenvolvendo com autonomia.

Autonomia

Nessa fase, todo movimento é aprendizado, então, eles não devem ser interrompidos.


Há brinquedos e recursos que favorecem o desenvolvimento do bebê e podem ser usados na abordagem Pikler.

Rotina compreendida

A criança deve compreender a rotina que o adulto estabelece para ela. Por isso, é necessário que as atividades do dia a dia, como tomar banho, comer, higiene pessoal, entre outras, sejam explicadas para a criança. 


Além disso, cabe ao adulto pedir ao bebê que ele participe da ação, gerando um vínculo de afeto e de confiança entre eles, além de senso de responsabilidade em quem está sendo cuidado.

Conversar com o bebê

Essa postura deve estar presente durante toda a abordagem Pikler. 


É importante que o responsável converse ao longo das atividades, pois é um modo de incentivar a comunicação e a compreensão da criança, que vai sentir-se mais segura com o vínculo criado.

O “brincar” na abordagem Pikler

A brincadeira é uma atividade importante para a abordagem Pikler, é nesse momento que a criança desenvolve habilidades motoras e cognitivas, além de se relacionarem com o mundo ao seu redor.


Só que o brincar deve ser feito de modo livre, isto é, o responsável deve manter-se próximo a criança, mas apenas observando, interferindo na atividade do bebê somente quando for necessário.


Além disso, por questões de saúde e de segurança, o espaço deve ser adequado, com piso de madeira ou tecido, objetos lúdicos ao alcance da criança e brinquedos bem apoiados no piso, de modo que ela consiga desenvolver sua coordenação motora.

Para que servem os brinquedos Pikler?

Os brinquedos Pikler são projetados para incentivar o movimento livre e a exploração. Além disso, eles ajudam a desenvolver a coordenação motora e a autonomia das crianças. 


São geralmente feitos de madeira e desenhados para serem seguros e estimulantes, permitindo que as crianças subam, desçam, balancem e explorem de diversas formas.

Quais são as vantagens?

Escolher a metodologia de ensino é uma das formas de identificar qual o tipo de escola você gostaria que seu filho estudasse. Assim, listamos as vantagens da abordagem Pikler para os pais que ainda estão na dúvida:


  • Gerar autonomia nas crianças;

  • Desenvolver a coordenação motora;

  • Participação maior dos pais na cultura da escola.

Escolas com abordagem Pikler perto de mim

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