Atualizado 28/05/2025
A abordagem Pikler, focada principalmente em bebês, acredita que um desenvolvimento infantil saudável é pautado em afetividade e autonomia.
A metodologia é aplicada até os três primeiros anos de vida em ambientes como escolas, creches, orfanatos, maternidades e até mesmo dentro de casa.
De acordo com Emmi Pikler, criadora da metodologia, “tentar ensinar a uma criança algo que pode aprender por ela mesma, não apenas é inútil. Também é prejudicial.”
Quer entender mais sobre a abordagem Pikler? Então dá uma olhada em tudo que vamos abordar neste conteúdo:
Quando surgiu a abordagem Pikler?;
Quais os princípios da abordagem Pikler?;
O “brincar” na abordagem Pikler;
Escolas com abordagem Pikler perto de mim.
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Quando surgiu a abordagem Pikler?
Criada na Hungria, em 1940, pela pediatra Emilie Madeleine Reich, mais conhecida como Emmi Pikler, a abordagem Pikler surgiu a partir de suas observações na criação do primeiro filho e, hoje, é uma das principais referências na área da educação.
Entretanto, o método só foi colocado em prática seis anos após a sua criação, quando a médica fundou o orfanato “Instituto Lóczy”, que abrigava órfãos durante a Segunda Guerra Mundial.
Rapidamente, médicos começaram a observar que as crianças abrigadas por PIkler não apresentavam quadros de hospitalismo, algo raro em casos de criação sem laços afetivos.
Sendo assim, os médicos concluíram que o resultado da abordagem, priorizando o desenvolvimento natural da criança não apenas auxilia no desenvolvimento emocional, motor e cognitivo, mas também na autoconfiança e autoconhecimento.
Ao terem o seu tempo respeitado, as crianças conseguem ter um domínio muito maior sobre suas habilidades psicomotoras.
Quais são os princípios da abordagem Pikler?
A abordagem Pikler é dividida em cinco princípios:
Movimento livre;
O tempo da criança;
Autonomia;
Rotina compreendida;
Conversar com o bebê.
Cada uma delas é essencial para conseguir trabalhar a metodologia de forma correta, seja em casa ou no ambiente escolar:
O “brincar” na abordagem Pikler
A brincadeira é uma atividade importante para a abordagem Pikler, é nesse momento que a criança desenvolve habilidades motoras e cognitivas, além de se relacionarem com o mundo ao seu redor.
Só que o brincar deve ser feito de modo livre, isto é, o responsável deve manter-se próximo a criança, mas apenas observando, interferindo na atividade do bebê somente quando for necessário.
Além disso, por questões de saúde e de segurança, o espaço deve ser adequado, com piso de madeira ou tecido, objetos lúdicos ao alcance da criança e brinquedos bem apoiados no piso, de modo que ela consiga desenvolver sua coordenação motora.
Para que servem os brinquedos Pikler?
Os brinquedos Pikler são projetados para incentivar o movimento livre e a exploração. Além disso, eles ajudam a desenvolver a coordenação motora e a autonomia das crianças.
São geralmente feitos de madeira e desenhados para serem seguros e estimulantes, permitindo que as crianças subam, desçam, balancem e explorem de diversas formas.
Quais são as vantagens?
Escolher a metodologia de ensino é uma das formas de identificar qual o tipo de escola você gostaria que seu filho estudasse. Assim, listamos as vantagens da abordagem Pikler para os pais que ainda estão na dúvida:
Gerar autonomia nas crianças;
Desenvolver a coordenação motora;
Participação maior dos pais na cultura da escola.
Escolas com abordagem Pikler perto de mim
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